Os Primeiros 2 anos do bebê: Mês 11

Seu bebê

Pesquisas mostram que quanto maior a exposição da criança a um grande vocabulário, melhor se desenvolvem as habilidades linguísticas dela, e até a inteligência. Se você ou seu parceiro ainda não leem para o bebê, é uma boa hora de começar. Peça um beijo pode ser que você ganhe um. Nesta idade, os bebês já conseguem seguir algumas instruções, como entregar um brinquedo ou fazer “tchau”. 

Talvez seu já esteja falando “mama” e “papa”, ou quem sabe fale um idioma que só ele conhece. Continue conversando com seu filho, contando a ele o nome dos objetos e das pessoas. Quanto mais fizer isso, mais rápido o vocabulário dele vai crescer. Experimente fazer perguntas: “Onde está a barriga do nenê?”. Ele pode responder com gestos. 

Com 11 meses, há bebês que começam a dar seus primeiros passos. É uma sensação emocionante ver aquela criança tão pequena se equilibrando sozinha, com um ar todo confiante. Prepare-se para as fotos! O bebê também pode começar a tentar se reafirmar em relação aos irmãos ou coleguinhas da escola, e talvez brinque junto com outras crianças (o que quer dizer que ele brinca ao lado delas, e não comelas, coisa que só acontece mais para a frente). Outra boa oportunidade de tirar fotografias é durante as refeições. É capaz que seu filho já consiga levar a colher à boca, mas grande parte da comida vai parar mesmo é no chão. 

Nesta fase, as crianças deixam de trabalhar tanto a coordenação motora fina e passam a exercitar grupos musculares maiores. Seu filho vai achar divertidíssimo empurrar coisas, atirar objetos, subir rampas e degraus… Outro novo exercício que ele fará é entregar brinquedos a outras pessoas e pegá-los de volta (encoraje-o a dizer “dá” e “tó”, talvez ele repita). Prefira brinquedos de empurrar aos andadores. O andador pode ser perigoso, porque pode virar e causar machucados feios no bebê. Muitos pediatras também consideram que ele é prejudicial ao desenvolvimento ortopédico da criança. 

A Mamãe: Bebê crescendo e novos desafios aparecendo!

Pode ser, que você ou ele sintam que chegou a hora do desmame. Se ele for mesmo necessário, faça-o devagar, aos poucos, tirando uma mamada por vez e trocando-a pelo leite na mamadeira ou no copo. Muitas mães param de dar o peito aos filhos perto do primeiro aniversário. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ministério da Saúde recomendam que o leite materno seja mantido na alimentação da criança até os 2 anos, pelo menos.

Dicas

Que tal conversar com outras mães ou pais que têm filhos da mesma idade que o seu?


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇