Os Primeiros 2 anos do bebê: 1 ano e 9 Meses

Seu bebê

Começa a se aproximar agora a fase em que algumas crianças dão sinais de que estão prontas para abandonar as fraldas. Entre 1 ano e meio e 2 anos, a maioria delas começam a perceber que estão prestes a fazer xixi ou cocô. Prestando atenção, talvez você enxergue os sinais — há crianças que agacham, outras que se escondem. Isso não quer dizer que seu esteja necessariamente pronto para tentar, mas mostra que ele está no caminho certo. Querendo provar que já é gente grande, seu filho deve estar demonstrando interesse em ajudar nas tarefas domésticas, arrastar móveis e imitar o dia-a-dia da família com seus brinquedos. Por isso crianças dessa idade adoram mesinhas e cadeirinhas especiais, panelinhas e bonecos. Com ajuda, ele já consegue se vestir, lavar e secar as mãos ou escovar os dentes. 

Seu bebê ainda nã está dormindo bem? Tente descobrir o que está interrompendo o sono do seu filho. Pode ser uma fase de pesadelos. Nesta idade começam a surgir os primeiros medos. 

A Mamãe: Ativando modo rotina!

Procure criar horários mais ou menos fixos para as coisas mais importantes: a soneca diurna, as refeições e a hora de ir para a cama. A criança se sente mais segura (e mais conformada) com a rotina, e as coisas ficam mais fáceis para você também, porque acontecem automaticamente: você não precisa ficar planejando cada passo.

Nessa fase teimosia é apelido! Junto com as famosas birras, a obstinação é marca registrada desta idade. Procure ceder em pequenas coisas o copo em que vai tomar água, a blusa que vai vestir. Mas deixe claro que há coisas que não dá para negociar, como um comportamento perigoso ou agressivo.  

Dicas de uma Mamãe para outra!

Às vezes não estou com paciência nem criatividade para inventar uma história, e aí começo a contar casos da nossa vida mesmo, como se fosse uma historinha: ‘Era uma vez um moço que conheceu uma moça, e eles começaram a passear juntos. Um dia foram morar na mesma casa e a barriga da moça começou a crescer…’ assim por diante. Minha adora e percebe que estamos falando da gente mesmo!


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇