Os Primeiros 2 anos do bebê: 1 ano e 7 Meses

Seu bebê

É bem provável que você só consiga entender cerca de 50 por cento do que seu diz, mas ele, por outro lado, já reconhece a maioria das palavras que você fala quando conversa. O vocabulário está crescendo rápido, e ele já tenta usar duas palavras juntas: “Qué cóio!”  No dia-a-dia, vá explicando em voz alta tudo o que está fazendo, mesmo que pareça meio repetitivo. Você estará ajudando seu filho a falar melhor. 

Mais ou menos nesta idade, a criança começa a entender que certas coisas estão fora de lugar. Por exemplo, dá risada quando algo está obviamente errado — experimente trocar o nome dele de brincadeira. “Ah, você é o Joãozinho, eu conheço você!” A criança também começa a reparar em mudanças em seu ambiente, como um quadro ou uma planta nova na casa. 

Ainda não é necessário inscrever seu filho em nenhum tipo de aula específica. Ele já aprenderá bastante com a brincadeira espontânea. E, embora goste de encontrar outras crianças, ele ainda não sabe exatamente brincar com elas, mas apenas brincar ao lado delas. 

A Mamãe: Negociando com seu Bebê!

Em vez de simplesmente dar ordens, procure mostrar que está oferecendo uma alternativa: em vez de “Você não pode ir lá fora agora”, diga, por exemplo, “mas eu posso te dar aquele livrinho que você gosta e depois a gente sai”. Ou, em vez de “Cate esses bloquinhos já, que é hora de jantar”, experimente “Se você catar os bloquinhos, eu recolho os carrinhos, e aí a gente vai jantar”. Preste atenção para tratá-lo do mesmo jeito que quer ser tratada. 

Dicas de uma Mamãe para outra!

Minha adora iogurte, mas não gosto de dar porque boa parte sempre acaba no chão, é muito líquido para equilibrar na colher. Então resolvi experimentar misturar cereal em pó, tipo mingau instantâneo, ou uma banana no iogurte. Fica bem mais fácil de dar e é nutritivo.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇