Os Primeiros 2 anos do bebê: 1 ano e 11 Meses

Seu bebê

Converse o mais que puder em casa, porque assim será mais fácil identificar algum déficit de fala ou audição. Na dúvida, mencione para o pediatra na próxima consulta, já que sessões de fonoaudiologia podem ser bem eficazes para corrigir problemas em crianças pequenas. Prestes a completar 2 anos, seu provavelmente canta partes de músicas e já pode falar frases com até três palavras. Algumas crianças com alma de artista conseguem copiar algo como círculos e traçar desenhos com linhas, mas não se preocupe se tudo parecer somente um grande rabisco para você. O importante é estimular a coordenação motora, tendo à disposição bastante papel e giz de cera (melhor do que lápis ou canetas nesta fase). 

Aproveite para brincar com objetos de tamanhos diferentes agora que ele começa a entender o conceito de opostos, como alto e baixo e pequeno e grande. 

A Mamãe: Hora de trocar as camas!

Prepare sua paciência e tenha em mente que essa transição pode ser difícil por um tempinho. A liberdade de sair da cama por conta própria leva a muitas idas e vindas atrás dos pais e, com frequência, a visitas noturnas à cama deles. Isso passa, mas vale a pena tentar estabelecer uma rotina e bons hábitos de dormir para esta nova fase. 

Machas vermelhas na pele?

Não tenha vergonha de ligar para o pediatra a qualquer hora do dia ou da noite para pedir orientação se estiver preocupada ou, se preferir, procure direto um pronto-socorro. Quanto mais estiver perto de outras crianças e brincar, maior as chances de o seu filho aparecer com alguma erupção na pele. 
Algumas delas, como no caso da roséola, vêm acompanhadas de febre alta, enquanto outras, como quando se trata de catapora, podem deixar as crianças mais inapetentes e molinhas. Fique atenta aos sintomas e certifique-se de saber quais são os sinais de uma doença mais séria, como a meningite, por exemplo. 

Dicas de uma Mamãe para outra!

Enquanto prepara o jantar na cozinha, deixe seu filho brincar no chão da sala (ou outro cômodo bem perto, para ficar de olho) com tampas e potes de plástico, assim ele também se ocupará enquanto você não puder dar muita atenção. Se ele “aparecer” para dar uma espiada em você, tenha cuidado com o calor do forno e com o cabo das panelas. 


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇