Gravidez de Semana a Semana: Semana 05

Certamente você ainda não pode acreditar que você vai ser mãe, você está muito ser feliz e quer contar  a todos, mas por outro lado você tem medo do que está por vir. Não se preocupe, esses sentimentos são normais!

O que diz seu bebê

Olá mamãe e ! Sabia que iam ficar muito felizes de descobrir que estou aqui! Esta semana irão me ver em uma ultrassom! Que nervoso, Já tenho uma forminha de um pequeno girino, já se diferencia minha cabeça, meu tronco e minha calda encaracolada. Esta é uma semana muito importante para mim, já estou formando as células que darão origem aos diferentes órgãos.

Dentro de mim, o meu coração já começa a se dividir em camadas e em pequenas células cardíacas.  Logo começam a formar o tubo neural, o que resulta em nada mais nada menos do que o meu cérebro, medula espinal, sistema nervoso e espinha.

A placenta começa a se formar, o que é algo muito importante, cuja função é me alimentar nos próximos meses. É igualmente responsável pela produção de gonadotropina coriónica, Humana.Meu tamanho agora é de mais ou menos 2 mm, como uma pequena semente de maçã e as minhas células se dividem incessantemente.


Sobre a Mãe

Certamente você já reparou que você tem um atraso em seu período. Se você fizer um teste de gravidez em casa esta semana e está grávida tem 90% de chance de que o resultado seja positivo. Se o teste for negativo você tem atraso, tente novamente em 48 horas.
Mamãe, seu corpo irá também sofrer alterações, o seu volume de sangue vai aumentar em 50%  trazendo-o para mim, eu preciso de oxigênio para crescer. Durante esta semana você também pode sentir alguns puxões na barriga, tonturas, aumento da percepção de odores, aumento da frequência urinária, estresse, aumento da dor e sensibilidade mamária.

O que os médicos aconselham

Esta é uma etapa decisiva no desenvolvimento do bebê, qualquer interferência no processo normal pode causar alterações. Alguns medicamentos são prejudiciais para o seu bebê, então você deve consultar com seu médico todos os medicamentos que toma, para que possa dar a garantia de que o que você come ou toma não irá prejudicar o seu .

Importante para esta semana

Durante esta semana você deve fazer:

  • Se você não fez o teste de gravidez, é o momento de fazê-lo.
  • Consumirá melhor as refeições frias do que as quentes.
  • Nutrientes importantes que você deve incluir na sua dieta: Ferro para evitar anemia, cálcio, proteína, e ácido fólico é essencial para a formação do meu sistema nervoso.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇