Uma nova bactéria está rondando as crianças…. E é contagiosa!

É importante conhecermos as infecções de pele que podem acometer nossos filhos.

O impetigo é uma infecção de pele causada por bactérias, altamente contagiosa.

Pode acometer pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 2 e 6 anos, especialmente nos meses mais quentes e úmidos do ano e em ambientes com condições de higiene precárias.

Pode ser transmitida de uma pessoa para outra, como também para outras partes do corpo da própria criança que tem essa infecção.

Outras formas de contágio podem ocorrer através do contato com roupas, toalhas e até brinquedos contaminados.

Leia mais:

O impetigo pode se apresentar em forma bolinhas agrupadas, que soltam um líquido e se espalham, ou lesões bolhosas maiores.

As lesões do impetigo acomete mais as regiões de nariz, boca, pernas, braços. Porém, também podem ser vistas em outras regiões.

coçado

Se você suspeita que seu filho esteja com impetigo, leve-o ao pediatra.

O tratamento é feito com dependendo do tipo da lesão, e de sua extensão, o médico pode prescrever antibiótico na forma de pomada, ou para a criança tomar (via oral).

É fundamental respeitar os horários e prazo do medicamento prescrito pelo médico para evitar que as bactérias desenvolvam resistência.

Aqui vão algumas dicas:

  •  É importante mantermos a região com impetigo bem limpa.
  •  Cortar as unhas da criança, pois essa doença costuma causar coceira. Ao coçar a lesão, a criança se contamina e espalha a infecção. Devemos evitar que isso aconteça.
  • Manter as mãos da criança, e de quem cuida dela, sempre bem lavadas e limpas. Caso seu filho esteja com impetigo, para evitar que outras crianças e adultos peguem essa infecção, tome as seguintes medidas:
  • Lave a roupa, os lençóis e as toalhas de seu filho todos os dias.
  • Não permita que amigos e parentes usem a mesma toalha, sabonete e itens pessoais do seu filho.
  •  Lave bem as mãos antes e depois de lidar com a ferida.Não leve seu filho para a creche ou escola enquanto ele não ficar bom, ou for liberado pelo médico.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇